segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O uso da Tecnologia na sala de aula: um desafio ou muitas possibilidades?

Uma das principais preocupações da educação se diz respeito ao processo de construção de conhecimento, que hoje não se dá disssociado da interação com as tecnologias. Não é a tecnologia em si que causa a aprendizagem mas a maneira como nós professores e os nossos alunos interagem com ela.
      Tudo que é significativo hoje passa pelo uso das tecnologias e as pessoas que não têm acesso a elas permanecem excluídas do que é importante, assim sendo, não se pode aceitar que o professor permaneça afastado das tecnologias.
     O uso das tecnologias na escola contribui para que o aluno aprenda a conviver com a diversidade oportunizando condições para que ele desenvolva  sua própria aprendizagem, pois a tecnologia permite que eles se tornem participantes ativos na busca de conhecimento, definindo suas necessidades de aprendizagem, encontrando informações, construindo suas próprias bases de conhecimento e compartilhando suas descobertas. 
     Eu, enquanto professora, me sinto  consciente de que o grande desafio e compromisso pedagógico é de tornar realidade para os educandos uma escola prazerosa e democrática, prevendo acesso aos conhecimentos e valores através da integração das múltiplas linguagens que educam e sintonizam todos com seu tempo, buscando a sua transformação.
     Penso ainda, que  não posso dispensar nenhum meio de comunicação, mas integrá-los, utilizando-me de novos procedimentos como os vários suportes tecnológicos, indo desde a mídia impressa, passando pela produção de um programa de rádio, pelo trabalho com TV e vídeo, até o uso do computador.
     Acredito que esta ação deve ser contínua e fruto da reflexão de professores e alunos, e não uma imposição do sistema educacional. O professor deve desenvolver novas competências e habilidades em seus alunos, tornado-os capazes de sobreviver num mundo globalizado e fazendo-os perceberem-se como construtores das suas próprias histórias, capazes de aprender a aprender, numa atualização constante, na qual a tecnologia tem papel significativo.